terça-feira, 30 de junho de 2009

Lá se foi Pina Bausch.
Mais um ícone.
Mais alguém responsável
pelo abrir da minha mente.
por modificar, escancarar.

Michael foi um pouco assim.
criança, eu escutava o vinil do meu pai.
tinha medo dos passos, do ranger do caixão,
mas gostava da gargalhada.
Muito nova, não pude ver seu show em SP.


Com Pina, já era mais velha.

As primeiras vezes foi por foto.
Encanto. “Preciso vê-la!”

A segunda foi vídeo.
Biblioteca do Pompidou.
Como uma preparação para encarar.

A terceira, ao vivo.
Cheguei no Théâthe de la Ville.
Poucas quadras de casa.
Cedo. Muito cedo.
A fila estava enorme.
Uma senhora avisava que já
não haviam mais senhas.

Voltei. Ainda mais cedo.
Munida de chocolate, um livro e walkman.
(sim, fitas K7 e não MP3)
O teatro ainda estava fechado.
Percebi que as pessoas da fila mesmas
organizavam as senhas.
Me senti bem com aquela auto organização.
Senti vergonha ao lembrar das filas brasileiras.
Peguei minha senha e aproveitei
durante horas a munição.
Demorou.
Mas civilizadamente comprei
um par de ingressos.
Faltavam ainda dois meses de espera...

Ruy chegou e poucos dias
depois estávamos lá,
nas apertadíssimas poltronas daquele
teatro tão lindo

Voltamos mudos.
Depois falamos muito.
Sem parar.
Dança quase sempre nos atinge mais que teatro

As quarta, quintas vezes vieram.
Favelas reconstruídas.
Diálogos em português.
Piscas e bexigas.
Solos. Movimentos.
Poesia e escracho.

Tudo solto na cabeça a dançar.
Fica a vontade de ver Café Muller...

2 comentários:

lili disse...

ñ acredito q viu pina...
michael eu vi...mesmo bem nova! na pista!!!rs...

Unknown disse...

vc viu...