terça-feira, 6 de outubro de 2009

COLUNA DO MEIO

Desde pequena. Uma coleção de tortas retas. Escoliose, lordose. Seria cifose também? Alongamentos obrigatórios. Exercícios. Então fazia dança. Três vezes por semana. Às vezes mais. Tinha eu menos de 10 anos. Adorava. Levava a sério. Mas não foi suficiente.
As dores na lombar surgiram em meados de 2002. Consultei o tio ortopedista e veio o diagnóstico: frescura. Teimosa com a dor insistente, procurei o RPG (que na época, me enganava às vezes em chamá-lo de RGB – Freud e minhas noites em claro na agencia explicam). O tratamento foi ótimo. (Tenho saudades da Kit. Hoje moro na rua de seu antigo consultório, mas não consegui reencontrá-la). Fiquei bem até... o ano 9! Ano que bati nos trinta. A lombar chiava e eu pensei que fosse rim (contei que tinha 3, não?). Entrei de férias e fui aos exames. Rins perfeitos. Ovários e úteros ok... Mas bastou voltar a minha vermelha cadeira da redação, travei! Como pode doer tanto? Em dois dias, marquei um médico. (não é o comum. Não gosto de médicos. Mas a dor não dava trégua e me rendi.). Encarei então o túnel da ressonância. “Princípio de hérnia de disco, uma protrusão entre a L5 e L4...”. Tratamento? Bolsa de água quente nas crises e ... RPG! Cortei academia e me joguei nos alongamentos diários. Sem falar na acupuntura. Mandei os exames para o tio ortopedista dar uma olhada. Resposta quase 3 meses depois: operação. Não dei ouvidos. Três meses depois?? (...) Deixei de fazer algumas coisas, pé no freio. Melhorei. Piorei outra vez. Troquei de médico. Me indicou um colete e fisioterapia. Começo semana que vem. Estou um pouco melhor estes dias... Não é que os trinta chegaram com força? Nem deu pra disfarçar...
Esta sexta, acordo com uma nova: “Agora, além de você, eu e o cachorro, o banheiro também está com problemas na coluna”. Pode?

(não pretendo chamar o tio ortopedista para ver o encanamento...)

Um comentário:

Antonio Carlos de Almeida Campos disse...

Uáu, perfeito o final do seu texto, estou rindo só: ótimo!!! Lembra da Carmela que te indiquei(RPG)??? Penso que ela tinha consultório junto com a Kit...então "tá nas vizinhanças", procure por ela, vai te ajudar muito nessa "tortura" - e as caminhadas também tem me salvo das minhas 3 "torturas" há mais de 20 anos(nossa, tô velho...) - experimente - risos!!! Beijos,

Cacalo.